segunda-feira, 1 de março de 2010

Aula de Sanshin

A aula de japones da semana passada foi uma aula diferente, pois aprendemos a tocar sanshin. Nossa professora trouxe um professor de sanshin japones, e ela foi traduzindo o que ele explicava para nos.

Ola soh eu com o sanshin.

O sanshin eh um instrumento musical muito importante para os okinawenses. Possui tres cordas e eh revestido de couro de cobra.

Foi desenvolvido em Okinawa partir do sanxian, um instrumento chines muito parecido. No Japao tambem ha o samisen, que foi desenvolvido baseado no sanshin.
A diferenca entre o sanxian, o sanshin e o samisen eh basicamente o tamanho, eles tem, respectivamente, 91 cm, 77 cm e 96 cm de comprimento.
Outra diferenca eh o tipo de instrumento usado para toca-los.
O sanshin eh tocado usando uma palheta feita de chifre de bufalo, como essa:
O samisen eh tocado usando um instrumento como esses:
Depois da explicacao historica do sanshin comecamos a aprender os nomes das partes que formavam o instrumento,
as notas e como ler o kururunshi, que eh a partitura do sanshin. Cada nota eh representada por um kanji e sao escritas no kururunshi de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Essa foi a musica que aprendemos na aula.
O mais dificil era tocar e cantar ao mesmo tempo, hehehe.

No final da aula o professor tocou e cantou uma musica pra nos.


12 comentários:

ٷՅiα disse...

Jisuis!! Até aula disso tem!! hauHAUhaU
E aí? Aprendeu a tocar de verdade? XD
Eu já conhecia o samisen. (=
Faz um video de você tocando. =D
Beijo, beijo!

Aloana disse...

Bia
Aprender a tocar de verdaaade, nao aprendi nao. Preciso de um sanshin pra eu praticar muito ainda, rsrsrs.
Quando eu estiver tocando direito coloco um video meu aqui. :)
Beijos

crystian proença disse...

Olá!Muito prazer!
Eu toco sanshin já faz três anos,
E sou apixonada por minyo e koten!
Se vc tiver kunkunshis diferentes me envie por favor!
Vc toca asadoya yunta?

Meu email: Crystianpj_taiko@hotmail.com

Muita sorte nas aulas!

Aloana disse...

Olá Crystian! Td bem?
Eu ainda estou aprendendo, comprei meu sanshin a pouco tempo e ainda nao tenho muitos kunkunshis.
Ainda sou leiga no assunto, hehehe. O que é minyo, koten e asadoya yunta?
Voce mora no Brasil? Aprendeu a tocar onde?
Beijos

crystian proença disse...

Oi novamente aloana!
Nossa eu vi as fotos do seu sanshin!
E ele é lindo! Sem falar a sua caixa q também é uma das melhores q tem aqui pelo brasil.A minha é de madeira pq igual a sua é muito cara por aqui. rsrsrrss
Que música vc tá aprendendo?
Abraços pr vcs ai da ilha rsrss!

Aloana disse...

Oi Crystian
A minha caixa e o bachi vieram juntos com o sanshin, quando eu fui comprar o sanshin dava medo até de segurar, parece tão frágil, neh? rsrsrs
Não estou praticando por esses dias, estou meio parada. Pratiquei a primeira musica o professor deu na aula que eu fiz, mas agora estou tentado estudar sozinha. Voce tem alguma indicacao de musicas boas para iniciantes?
Eu tb queria tocar outros tipos de musica nos sanshin, alem das de Okinawa. Outro dia vi um cara tocando Beatles no sanshin e achei o máximo!
Abraços

crystian proença disse...

Oi Aloana!
Vc também viu aquele video?
É Demais né?rsrsrs
OLha eu te aconselho tocar uma música shamada Aha Bushi,Ela é ótima pr quem ta começando!
Vc lê Kanji?
Ela é a primeira ou segunda música da lista daquele site q vc me enviou,q é cheio de kunkunshis.

Aloana...um segredo: Eu amo uma banda okinawana chamada begin!
conhece? Se não.
Da uma procurada!
Abraços!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

olá, adorei a música que o professor tocou. Não conhecia esta música.
Podes dizer qual é e do que fala?
Um abraço
MikMary

Aloana disse...

MikMary
A musica eh realmente muito bonita, mas nao sei te dar essas informações.
Eu nao lembro o nome e tb sobre o que era a musica, infelizmente.

Eletro Eletrônicos Usados disse...

Haisaii Chaganju nu yamisemi.!?xD eu tambem toco sanshin...xDD nossa que legal,mais você faz aulas aonde!?xD
Me add no msn.. yhudy_magawa@hotmail.com ..Beijos..:D

Karina Kaori disse...

Olá!
Nossa, que legal sua matéria sobre o sanshin :D
Realmente. . tocar e cantar é complicado haeuhaeue :)
Vi nos comentários que vc estava procurando algumas partituras de músicas que não sejam okinawanas e tal. Eu tenho algumas, são japonesas tbm . . mas não okinawanas. Se quiser tenho algumas jpop's
Beeeijos!

Related Posts with Thumbnails