sábado, 20 de março de 2010

Meu Sanshin

Depois da minha primeira aula de Sanshin, eu fiquei encantada com o instrumento e queria muito comprar um para aprender a tocar.
A alguns anos atras aprendi a tocar violao, mas o modo de tocar e as notas sao diferentes do sanshin.
Pensei que na hora de comprar o sanshin seria simples como quando comprei meu violao, pensei que iria ate a loja, escolhereria o meu, pagaria e iria para casa. Mas nao foi nada assim tao simples.
 Fomos o Digo, minha amiga Sojung, o marido e o filho dela e eu para a loja. Fomos levados pela nossa professora de japones e o professor de sanshin, pois a loja eh do amigo do professor de sanshin e ele iria fazer um preco melhor pra gente por causa disso. Eu e a Sojung fomos comprar um sanshin cada uma.
Chegando la tivemos que tirar o sapato para entrar na loja, sentamos no tatame em frente a uma mesa baixa, estilo japonesa. O dono da loja serviu bebidas e alguns salgadinhos e chocolates pra gente.
Ele conversou conosco e explicou que tinha varios tipos de sanshin feitos com couro de cobra ou com imitacao, com diversos tipos de madeira e eram essas coisas que influenciavam no preco.
Como somos iniciantes resolvemos optar pelo sanshin mais simples, que era feito com imitacao de couro de cobra e produzido nas Filipinas. (Quis o de imitacao de cobra pq nao eh permitido entrar com instrumentos feitos de couro de cobra em alguns paises.)
Ele nos mostrou um cinco sanshin desses e disse que tinhamos que experimentar e escolher o que nos mais nos identificassemos.
Depois foi a vez de escolher o bachi, que eh um tipo de palheta para tocar sanshin, feito de chifre de bufalo.
Temos que experimentar o bachi pra ver se serve no dedo.

Em seguida escolhemos cada uma de nos a sua caixa para guardar o sanshin, a minha era cor vinho por fora e por dentro era forrada com um tecido aveludado vermelho. Eh linda!

Essa nao foi uma simples compra, foi sim mais um aprendizado do cotidiano okinawense.

Andei praticando um pouco esses dias pra aprender a identificar as notas que sao escritas em kanji, como se le e onde elas se localizao no sanshin. Nao eh facil nao!
Depois que eu aprender direitinho a tocar uma musica, faco um video e coloco aqui no blog, ok!

2 comentários:

Aloander Oliveira disse...

Saaaanshin *-----*

Muito lindo o seu... queria eu ta ae pra aprende tbm :P
muito legal mesmo, ana..

Beeijão!
Saudades!

Aloana disse...

Aloander

Quando eu voltar pro Brasil eu te ensino!
Cof, cof, quem le isso ate pensa que ja to tocando muito, kkkk.
Encontrei um site onde vendem sanshin, fica em SP.
http://www.shamisen.com.br

Saudades

Beijokas

Related Posts with Thumbnails